Design sem nome.png

ERASMUS +

Programa ERASMUS+ 2021/2027

O Programa Erasmus+ dispõe de um orçamento estimado de 26,2€ mil milhões, quase o dobro dos fundos em comparação com o programa antecessor (2014-2020), complementado por cerca de 2,2€ mil milhões do instrumento de cooperação externa da UE2. Uma fatia de 70% do orçamento apoiará as oportunidades de mobilidade para todos numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Estrutura do programa:

Ação-Chave 1: MOBILIDADE INDIVIDUAL PARA FINS DE APRENDIZAGEM

Prevê-se que as ações apoiadas ao abrigo desta ação-chave produzam efeitos positivos e duradouros para os participantes e organizações participantes envolvidas, bem como para os sistemas de políticas em que as atividades estão enquadradas.


Ação-Chave 2: COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES

​Prevê-se que as ações apoiadas ao abrigo desta ação-chave contribuam significativamente para as prioridades do Programa, produzam efeitos positivos e duradouros para as organizações participantes, para os sistemas de políticas em que as referidas ações estão enquadradas e para as organizações e pessoas direta ou indiretamente envolvidas nas atividades organizadas. 

 

Ação-Chave 3: APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS E À COOPERAÇÃO

​A ação-chave 3 presta apoio à cooperação política a nível da União Europeia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de novas políticas, podendo desencadear uma modernização e reformas, a nível da União Europeia e dos sistemas, nos setores da educação, da formação dos jovens e do desporto.


Ações Jean Monnet

​As ações Jean Monnet proporcionam oportunidades no setor do ensino superior e noutros setores da educação e formação e contribuem para a difusão do conhecimento sobre as questões de integração da União Europeia.

Prioridades do programa ERASMUS+

Design sem nome (7).png

1

Inclusão e Diversidade

Design sem nome (4).png

2

Erasmus+

Digital

Design sem nome (6).png

3

Erasmus+

Verde

1 - Inclusão e Diversidade

 

O novo programa procura aumentar o impacto qualitativo das suas ações e garantir a igualdade de oportunidades. Para o efeito, o programa destina-se a pessoas de diferentes idades e de diferentes contextos culturais, sociais e económicos. Centrar-se-á nas pessoas com menos oportunidades, incluindo as pessoas com deficiência, com dificuldades educativas ou de origem migrante, bem como nas pessoas que vivem em zonas rurais e remotas.

 

2 - Erasmus + Digital

Em conformidade com as prioridades do Plano de Ação para a Educação Digital, o programa desenvolverá uma aprendizagem digital acessível e de elevada qualidade, bem como promoverá as competências dos professores, formadores e técnicos de juventude, etc. para utilizar ferramentas e conteúdos digitais e para testar e promover o ensino à distância e o ensino semipresencial. As ações de mobilidade do programa proporcionarão um maior número de oportunidades de aquisição e desenvolvimento de competências digitais, graças a iniciativas como o programa de estágios Oportunidade Digital.

 

A execução do programa será significativamente digitalizada e simplificada para os participantes, em especial através da iniciativa Cartão Europeu de Estudante e da modernização da arquitetura informática para os beneficiários e os organismos de execução. 

3 - Erasmus + Verde

 

Em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu, o programa dará o exemplo, incentivando os participantes a utilizarem transportes hipocarbónicos como alternativa ao transporte aéreo. O financiamento do Programa Erasmus+ será igualmente canalizado para a aquisição de conhecimentos e a compreensão da ação em favor da sustentabilidade e do clima, de modo a que os europeus adquiram as competências de liderança mundial necessárias para criar sociedades, estilos de vida e economias sustentáveis.