6.png

LIFE

Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE)

O programa LIFE é o instrumento de financiamento da UE para o ambiente e a ação climática. O objetivo geral do LIFE é contribuir para a implementação, atualização e desenvolvimento da política e legislação ambiental e climática da UE, cofinanciando projetos com valor acrescentado europeu. Conta com um orçamento de 5,4 mil milhões de euros.

Os objetivos gerais do programa LIFE assentam nas seguintes condições: 

  • Atingir os objetivos delineados pela União Europeia em matéria de ambiente e ação climática;

  • Apoiar e acompanhar o desenvolvimento da legislação e políticas da União Europeia, com o objetivo de envolver e capacitar intervenientes da sociedade civil na melhoria da governação;

  • Implementar em grande escala soluções técnicas e políticas bem-sucedidas relevantes à legislação e políticas da União Europeia, mobilizando investimento e melhorando o acesso ao financiamento, tanto nos setores públicos como privados.

ESTRUTURA DO PROGRAMA LIFE NO SETOR

AMBIENTAL

NATUREZA E BIODIVERSIDADE

2,1 mil milhões de euros

O subprograma Natureza e Biodiversidade terá como objetivo a proteção e restauração da natureza da Europa e travar e reverter a perda de biodiversidade. Assim, o subprograma LIFE Natureza e Biodiversidade continuará a financiar projetos de conservação da natureza, em particular nas áreas da biodiversidade, habitats e espécies.

ECONOMIA CIRCULAR E QUALIDADE DE VIDA

1,3 mil milhões de euros

O subprograma de economia circular e qualidade de vida visa facilitar a transição para uma economia sustentável, circular, livre de tóxicos, com eficiência energética e resiliente ao clima e proteger, restaurar e melhorar a qualidade do meio ambiente, seja por meio de intervenções diretas ou apoiando a integração desses objetivos em outras políticas.

ESTRUTURA DO PROGRAMA LIFE NO SETOR
CLIMÁTICO

MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

950 mil euros

O subprograma de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas contribuirá para a mudança em direção a uma economia sustentável, eficiente em termos de energia, baseada em energia renovável, neutra para o clima e resiliente, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.

TRANSIÇÃO DE ENERGIA LIMPA

1 milhão de euros

Visa facilitar a transição para uma economia eficiente do ponto de vista energético, baseada nas energias renováveis, neutra para o clima e resiliente, financiando ações de coordenação e apoio (outras subvenções de ação) em toda a Europa. Estas são ações de elevado valor acrescentado da UE, que visam quebrar as barreiras do mercado que dificultam a transição socioeconómica para a energia sustentável e envolvem normalmente várias partes interessadas de pequena e média dimensão, vários intervenientes, incluindo autoridades públicas locais e regionais e não organizações de lucro, bem como consumidores.